Incubox: Impulsionando o Empreendedorismo Jovem e o Desenvolvimento Inclusivo em Moçambique
Share

Ao celebrar 35 anos de existência, a Gapi reafirma a sua missão de promover o desenvolvimento inclusivo em Moçambique, com especial foco na juventude. Durante a cerimónia comemorativa, o Presidente da República destacou o lançamento do Incubox, um projeto que tem como principal objetivo criar mais emprego e oportunidades para os jovens, alinhando-se assim com as políticas de governação que dão prioridade à criação de mais e melhores oportunidades para a população jovem.
O Incubox é um programa inovador, financiado pela União Europeia e implementado em parceria com a Fundação Aga Khan, que visa capacitar jovens entre os 18 e os 35 anos por meio da incubação de negócios, formação e acesso ao financiamento. Com este projeto, a Gapi procura não apenas fomentar o empreendedorismo, mas também promover a equidade de género, com um compromisso claro de que 40% das startups criadas serão lideradas por mulheres. Esta abordagem inclusiva visa contribuir para a correção de desigualdades estruturais e oferecer as mesmas oportunidades de desenvolvimento a todos os moçambicanos, independentemente do sexo.
Este programa será implementado nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, através da criação de 12 incubadoras de negócios instaladas em contentores apetrechados com meios básicos de apoio à formação. Estas unidades serão localizadas nos seguintes pontos estratégicos:
- Niassa: Mandimba, Cuamba, Mecanhelas e Marrupa;
- Nampula: Ilha de Moçambique, Lumbo, Mossuril e Ribáuè
- Cabo Delgado: Balama, Montepuez, Chiúre e Palma
Ao longo dos próximos 48 meses, o projeto prevê a criação e formalização de 1.080 startups, o que, por sua vez, resultará na criação de aproximadamente 3200 postos de trabalho e também promovendo 250 estágios profissionalizantes em empresas locais e internacionais. As incubadoras serão equipadas com internet e energia solar, garantindo acessibilidade e sustentabilidade a todos os envolvidos.
O Presidente da República, em seu discurso, sublinhou a importância da Gapi no apoio às políticas públicas e no fortalecimento do setor produtivo nacional, lembrando que a instituição tem sido uma parceira fundamental no apoio à criação de emprego e ao desenvolvimento económico de Moçambique. “O lançamento do Incubox está alinhado com o nosso compromisso de promover o
crescimento sustentável, especialmente para os jovens, que são o motor da nossa economia”, afirmou.
O Incubox surge como um catalisador de transformação no norte de Moçambique, onde a Gapi tem trabalhado para criar condições de crescimento sustentável para as novas gerações de empreendedores. Mais do que um programa de incubação, trata-se de um compromisso profundo com a inclusão, onde a diversidade e a paridade de género são fatores cruciais para o sucesso.
O Incubox que vai agora ser iniciado é o quinto projecto concebido pela Gapi no decurso dos últimos 15 anos especificamente focados na criação de oportunidades para a juventude e no empreendedorismo. O presente Incubox foi previamente testado durante 24 meses em três distritos rurais de Niassa. Em complemento ao processo de incubação de negócios previsto por este projecto, a Gapi está agora a preparar uma linha de crédito focada no financiamento aos novos negócios surgidos desta incubação.
Com esta nova etapa, a Gapi não só reforça o seu papel como agente de mudança no país, mas também reafirma a sua visão de um Moçambique mais justo, inclusivo e sustentável, onde a prosperidade não é privilégio de poucos, mas um direito para todos. O Incubox é uma aposta no futuro, que coloca a juventude no centro do desenvolvimento económico e social, garantindo que todos os moçambicanos tenham acesso a oportunidades reais para transformar o seu destino.